O perfil é descrito como “a porta aberta para o universe existencial e de criação de Nei Lopes”. Lá você vai poder ficar por dentro dos lançamentos musicais, livros e palestras do intellectual.
LinkSimas é escritor, historiador, compositor, babalaô e um excelente contador de histórias. Em seu perfil está constantemente divulgando conteúdos ligados ao samba e a cultura brasileira, incluindo os podcasts que integra, os livros que escreve e os cursos que oferece de tempos em tempos.
LinkDurante o isolamento, o perfil vem fazendo lives em seu Instagram com sambistas e especialistas em bate papos interessantes sobre samba e com alguns momentos de cantorias.
LinkO samba book reúne e homenageia os maiores nomes do samba através de álbums, vídeos, lives, livros e postagens em suas redes sociais. Vale a pena conferir e acompanhar!
LinkLeonardo Bruno é jornalista, roteirista, professor, comentarista de carnaval e autor dos livros “Zeca Pagodinho”, “Salgueiro” e “Vila Isabel”. Em seu perfil, além de postar momentos históricos do carnaval e do samba, traz convidados para bate papos e links para entrevistas interessantes. Vale seguir.
LinkO documentário foi produzido em homenagem aos 100 anos do samba. Mostra o cotidiano de grandes nomes do samba e traz depoimentos de diversas personalidades como Martinho da Vila, Nei Lopes, Monarco, Gilberto Gil, Tia Zélia, Nelson Sargento e Tia Surica, entre outros.
LinkAs gravações do documentário tiveram início 10 anos antes de seu lançamento quando Marisa Monte pesquisava sobre a obra de integrantes da Velha Guarda da Portela. O filme traz valiosos depoimentos que nos mostram o cotidiano e as histórias da escola.
LinkO documentário, lançado 40 anos após a morte de Candeia, conta a história da vida de da obra de um dos mais importantes sambistas de todos os tempos. Assista e conheça mais sobre esse imenso símbolo de resistência do samba, compositor da Portela e idealizador do GRES Quilombo.
LinkO filme mostra um pouco do universo de Bezerra da Silva e traz o cotidiano e depoimentos de personagens menos conhecidos que fizeram parte da formação do imaginário que se construiu ao redor do sambista.
LinkLançado em 2019, o documentário conta a trajetória de Clementina de Jesus, figura fundamental para o entendimento da ligação da cultura brasileira com a cultura africana e para a história do samba.
Link“Histórias, músicas e entrevistas em clima de botequim”. No podcast publicado quinzenalmente, Ágata, Augusto, Aron e Thales trazem temas interessantes sobre samba que incluem temas como “as parcerias mais importantes do samba”, “sambas sobre samba” e muitos outros.
LinkPodcast que traz entrevistas e análises de sambistas e grupos. Abordam desde nomes consagrados como Jorge Aragão até novos fenômenos como é o caso do Menos é Mais.
LinkPodcast de Nath Fischer e Gabi Moreira que traz historias do samba, blocos, escolas de samba e outros temas ligados ao carnaval. Com enfoque maior no carnaval do Rio Janeiro e sua ligação com o samba, mas por vezes abordando também outros ritmos e regiões.
LinkDe maneira leve e intrigrante, os autores reconstroem as histórias do ritmo e da memória cultural do nosso país através de verbetes organizados em ordem alfabética. Os verbetes vão de termos utilizados no universo do ritmo musical até nomes de personalidades importantes para a construção do samba que conhecemos hoje.
LinkO primeiro volume de uma trilogia que conta a história do samba, com enfoque para o samba urbano carioca. Neste primeiro volume o autor conta a história do surgimento do samba até os primeiros desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Os outros volumes ainda não foram lançados.
LinkSérie de reportagens do Jornal Nexo sobre mulheres que ajudaram a forjar o samba e a cultura do nosso país.
Link
Pensamento Social do Sambas
Os sambistas e pesquisadores Vinícius Natal e Mauro Cordeiro se juntaram para oferecer conteúdo de extrema qualidade sobre o Samba. Além de textos nos blogs e debates interessantes no canal do Youtube, a dupla aindaoferece cursos diversos que divulgam em seus perfis. Vale acompanhar e ficar atento a data de inscrição dopróximo curso.
Link